quinta-feira, 26 de março de 2009

PERSONALIDADE DE UMA MATRAFONA

Os objectos podem cativar-nos por variadíssimos motivos: pela sua beleza, funcionalidade, valor estimativo, por lembrarem um momento especial, a pessoa que os ofertou, um local que queremos guardar para sempre na memória...
Outros há que nos cativam pela sua "personalidade". Não são funcionais ou bonitos, não fazem lembrar nada em especial mas é tal a sua personalidade que os respeitamos. A D. Mariquinhas (acima exibida) foi-me oferecida por alguém especial. Mãozinhas de gente pequena foram capazes de dar-lhe existência, esculpiram-na cheia de pormenores que considero interessantes. Mas, para além disso, é-me ainda mais preciosa pela sua "personalidade". Gosto disso nas pessoas e, ao que parece, nas matrafonas. Guardá-la-ei sempre.
É feia que chegue e tem ar de cuscovilheira. Lembra-me vagamente uma familiar que, suspeitei sempre, me detestaria.
Ao olhar para ela vem-me à memória a tartaruga dourada, de plástico (!!!), e olhos vermelhos que minha mãe guardou por uma vida. Devia simbolizar algo que nunca soubemos. O mistério dela, se é que havia, levou-o consigo.
Interrogar-se-ão futuramente sobre o mistério desta matrafona e dos segredos que guardará? Imagino que poderá servir de inspiração para produção de ficção diversa - "O mistério da matrafona feiosa"; "A boneca que dominou a mamã"; "Minha tia e a sua boneca foleira".... associando talvez a essa inspiração dúvidas a meu respeito.
Fica aqui declarado que não há mistério nenhum. A matrafona cativou-me e é tudo!

Sem comentários: