domingo, 25 de janeiro de 2009

PARABÉNS QUERIDA

Um dia, a minha vida mudou.
De repente um pequeno ser

De olho azul e pestanudo

Estava ali a meu lado

Para meu desvelo e espanto...

Hoje como então, continuas a ser o meu milagre e a iluminar a minha existência. Que os caminhos que escolheres te façam feliz.

Tua mãe

28 de Janeiro de 2009

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

STACY & CLINTON

Com estes dois parece tudo tão fácil no que toca à arte de pôr os trapinhos em cima. Os portugueses em geral, bem precisavam de uma mãozinha deles.

Como era feliz a vestir as minhas bonequinhas de papel. Ficavam sempre lindas.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

O DISCURSO DE OBAMA

Digam o que disserem os "sábios" da nossa praça, podemos ter a nossa opinião. Gostei do discurso de Obama. Foi igual a si próprio - comedido, discreto, subtil onde devia ser, não deixando de apontar chagas da sociedade norte-americana e de apelar de modo firme à unidade da nação na resolução de problemas que todos sem excepção enfrentam, incluindo o problema da guerra, o problema do terrorismo. Não se alongou em palavras desnecessárias o que para mim é um sinal do seu sentido de eficácia. De palavreado sem correspondente acção estamos todos fartos!
Fez notar que o facto de se ser poderoso não pode legitimar qualquer acto, não dá o direito de fazer o que dá na real gana. Há muito boa gente por cá a precisar de reflectir nisso. Falou da necessidade de resolver os problemas ambientais - enquanto a anterior administração insistiu, de forma grosseira, em ignorá-los; apontou a necessidade de baixar os custos da saúde; deu o "cházinho" sobre os favores dispensados aos ricos, abordou delicadamente o problema do racismo bastando-lhe apenas dizer que "um homem cujo pai há 60 anos não poderia entrar num restaurante em Washington, estava hoje a prestar aquele juramento".
Os negros descendentes de escravos que estiveram presentes na cerimónia de tomada de posse do 44º presidente dos E.U.A., muitos deles já de idade avançada, devem ter pensado que Deus deu finalmente um sinalzinho da sua existência e, provavelmente, que isso há muito devia ter acontecido.
Martin Luther King esteve de certeza nos pensamentos do mundo inteiro.
Parabéns Sr. Presidente Obama, parabéns América por eleger este homem especial.

COMANDANTE EFICÁCIA

Comandante "Eficácia" Chesley Sully Sullinberger

ESTA NÃO VIVE DE MEMÓRIAS!

O vídeo anda a circular pela net e diz-se que a senhora tem só 87 anos! Vejam, ou melhor, dancem seus mongas!

domingo, 11 de janeiro de 2009

DESABAFOS EM DIA DE NEURA

Em época de crise fala-se em poupar. Como pertenço à tal geração entalada que teve de ajudar os pais e que agora tem de ajudar os filhos, poupar foi algo que sempre ficou no campo dos milagres. A luta foi sobreviver sem “meter água”, isto é, sem ter dívidas e sem se deixar contagiar pelos que à nossa volta sucumbiam às delícias do crédito. Custa-me a perceber porque é que os nossos governantes têm permitido que o país se endivide embarcando - e permitindo - de diversas maneiras numa escandaleira reprovável a todos os níveis e passando em simultâneo um exemplo pouco saudável.
Deveria ser explicado aos portugueses o porquê deste endividamento... Deveria ser explicado porque é que se pedem milagres aos que não os podem fazer enquanto se permite ou se pune com mão leve o crime económico e se atribuem salários escandalosamente elevados a quem nem sequer é eficaz no seu labor... Há explicação plausível? Talvez o melhor mesmo seja manter a boca fechada para que a fúria dos justos fique contida.

A SORTE PROTEGE OS AUDAZES

Recordei o lema dos comandos. Tantos pombos há por aqui mais só este ousa aventurar-se entre as mesas do café. Já tem levado pontapés mas insiste. Está gordinho e anafado - tem uma vida próspera. É uma lição que o pombo atrevido dá a quem precisar dela. É necessário ser audaz, o que é raro, e correr riscos para sair da mesmice.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

QUE LINDO É UM STUDEBAKER!

Queres ver o Studebaker? Quero. Respondi num tom correspondente à minha falta de entusiasmo.
Para mim, um carro é um objecto utilitário. Desde que pegue sempre que o quero pôr a funcionar, que consuma pouco e que não me dê qualquer outra "dor de cabeça", é um carro optimo!
Lá fui não querendo ser antipática para a minha amiga que está, com grande pena sua, a querer atirar aquela peça de museu para as mãos de um qualquer coleccionador (com sorte), e correndo o risco de o fazer ir parar às mãos de algum "jeitoso" (como já ia acontecendo com alguém que afirmou que se fosse seu mudaria logo os estofos porque "gosta de estar confortável"...).
O portão abriu-se e, confesso, não fiquei indiferente ao "bichinho". Não resisti a mirá-lo de todos os ângulos e a sentar-me ao volante. Senti-me uma abastada dona de casa dos anos 50 - Lenço na cabeça, saia de godé, luvas abotoadas no pulso, óculos de star...Adorei a experiência!

De qualquer forma, obrigada amiga pelos momentos proporcionados.

domingo, 4 de janeiro de 2009

QUANTO PESA UMA MENTIRA?

Todos somos confrontados com as mentiras dos outros (e com as nossas) mais ou menos frequentemente. Várias religiões combatem a mentira apontando-a como algo a banir. Faltar à verdade” é ir contra o 8º mandamento embora na bíblia se ponha a tónica no “levantar falsos testemunhos” e no “difamar o próximo”.
Não mente apenas quem anda arredado do divino por via da religião ou quem não teve qualquer orientação quanto a sãos princípios. Ao que parece, todos sabemos mentir e todos mentimos. Quem gostar de pensar que não mente será confrontado pelos que dizem que isso é algo patológico.
Sabemos que se há mentiras que até divertem e, há outras que não têm graça nenhuma porque invariavelmente destroiem o que seria de preservar.
Que leva as pessoas a mentir? No contexto social a mentira desempenha alguma função? O assunto foi já esmiuçado por muito boa gente – Proust, Rousseau, Francis Bacon, Anatole France, Nietzsche, Erasmo de Roterdão e, muitos deles, apontaram-lhe virtudes que por vezes não podemos negar. Eles afirmaram que não só a mentira é essencial à humanidade como tudo é digamos, mais apimentado, colorido e interessante através dela. Todos estes humanistas ou filósofos citados viveram há mais de um século. Teixeira de Pascoaes (1877-1952), mais próximo de nós no tempo, diz que a faculdade de mentir caracteriza o homem actual e nessa capacidade se baseia a civilização moderna. Será isso aceitável? Admiramo-nos nós com o “fenómeno” Bernard Madoff e de outros que tais que pululam no planeta e que nos hão-de levar de volta às origens – para as cavernas – se os deixarem andar por aí alegremente. Ao que parece têm ou temos deixado. Como foi possível mentir tão descaradamente? Qualquer mentira não desmascarada é possível porque... ou não há coragem para a desmascarar, ou porque serve o prazer de alguém, porque divulgar esse prazer é contrário à própria honra, porque se pensa que só afecta outros, porque tal como acontece em certos casamentos, antes de destruir uma mentira se pensa com que verdade se vai substituí-la (Benavente y Martinez , Jacinto) ou ... por tantas outras razões que se poderiam dar...
Simone Weil diz - "a mentira é uma armadura com a qual o homem, muitas vezes, permite ao inapto que existe em si sobreviver aos acontecimentos que, sem essa armadura, o aniquilariam.
Seja como for por mais justificações que queira dar ou encontrar para esta faceta humana, acredito que é nefasta, que destrói mais do que compõe, que anda de braço dado com a falta de coragem e que tem necessariamente de pesar a quem tenha um mínimo de princípios. Não torna de certeza a sua vida mais feliz nem a daqueles a quem julga enganar ou a quem engana de facto. Aqui ficam alguns pensamentos sobre um assunto tão velho quanto a humanidade:
Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar a acreditar-te –
Nietzsche Mais vale o erro em que se crê do que a realidade em que não se crê; pois não é o erro, e sim a mentira, o que mata a alma – Miguel Unamuno Os (mentirosos) mais perigosos de todos acreditam que não mentem porque conhecem o derradeiro segredo: a verdade. – Isabel Leal A mentira é como uma bola de neve; quanto mais rola, tanto mais aumenta – Martinho Lutero A origem da mentira está na imagem idealizada que temos de nós próprios e que desejamos impor aos outros – Anais Nin

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

NOVO AMIGO

Não sei o seu nome mas está no rol dos amigos. Tem pouco tempo esta amizade mas, já conto com ele. Vem quando o chamo com um assobio e "dá um olá" quando percebe que estou por perto. Parafraseando Rudyard Kipling, "não há prazer comparável ao de encontrar um velho amigo, a não ser o de fazer um novo".

"Cada novo amigo que ganhamos no decorrer da vida aperfeiçoa-nos e enriquece-nos, não tanto pelo que nos dá, mas pelo que nos revela de nós mesmos". A frase é de Miguel Unamuno. Por a saber verdadeira aqui fica como homenagem a todos os meus queridos amigos a quem agradeço o quanto me têm enriquecido e a quem desejo um maravilhoso ano de 2009.