sábado, 28 de fevereiro de 2009

JOHANNA BUDWIG, DAVID S.-SCHREIDER, BEN WILLIAMS

Johanna Budwig - David Servan-Schreider -Ben Williams

Já ouviram falar deles? Johanna Budwig uma alemã que faleceu em 2003 aos 95 anos foi química, farmacologista e física (outros referem-se a ela como cientista, médica..), candidata ao prémio Nobel várias vezes (área?) - conforme refere o site http://emac-edu.com/joomla/. Ela é conhecida pela dieta que desenvolveu que combate o cancro bem como outras doenças. Baseada nos estudos de dois prémios Nobel - Dr. Otto Warburg (1931) e Dr. Albert Szent-Gyorgyi (1937) - Budwig desenvolveu uma dieta combinando as suas descobertas:

O estudo de Warburg que revelou que quando falta a uma célula 60% do oxigênio normal por ela requerido, ela desvia para um mecanismo de fermentação e cresce sem controle e, O estudo de Szent-Gyorgyi onde descobriu que os ácidos gordos essenciais combinados com proteínas ricas em enxofre (tais como as encontradas nos produtos lácteos) aumentam a oxigenação do corpo; A chamada dieta Budwig tem como base óleo de linhaça, (forte fonte de ácidos omega-3) e o queijo cottage. O preparado base é tão popular que a sua demonstração se encontra no youtube (ver Link na barra lateral). No entanto a dieta não é constituída apenas por esse preparado. Drª Johanna Budwig publicou: Flax as a True Aid Against Arthritis, Heart Infarction, Cancer, andother Diseases (Apple Publishing Company, 1992) Receita de cottage caseiro em http://fromourhometoyours.blogspot.com/2008/10/queijo-cottage-caseiro.html ou http://www.bbelblog.net/blog/?p=835 David Servan-Schreiber é médico e sobrevive a um cancro há 15 anos. Conferencista muito conhecido. Num dos livros que escreveu - "Anti-Cancro, um novo estilo de vida" - relata a sua experiência e refere a importância da adopção de hábitos "anti-cancro", incluindo os relacionados com uma alimentação que rejeite alimentos pró-cancro e inclua os que o combatem para assim reforçar as defesas do organismo. Não fala de curas milagrosas, não exclui a importância do combate com recurso a quimioterapia e radioterapia.
Ben Williams, outro médico sobrevivente a um glioblastoma (tumor cerebral particularmente agressivo) relata igualmente a sua experiência e tratamento. Podem-se encontrar as 111 páginas em formato PDF no site que abaixo indico. Está em inglês mas, para quem o desejar há já programas que traduzem aceitavelmente. Alguns sites

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

NECESSÁRIO, SÓMENTE O NECESSÁRIO

Se de repente lhe dissessem que terá doravante de abandonar todos os seus pertences, o seu habitat e que para sobreviver terá de levar consigo apenas o necessário, sómente o necessário que levará consigo? Arrumando/organizando tralha e mais tralha, ocorrem-me cenários imaginários desta índole. São cenários possíveis (assistimos todos os dias a dramas provocados por incêndios, tsunamis, guerras...). Para quê acumular tantas coisas inúteis? Na medida em que permanecem não utilizadas anos e anos são(nos) obviamente inúteis. Além do mais pesam porque dão trabalho a limpar, conservar, arrumar. Talvez por isso o sentimento de libertação que se experimenta ao dar-lhes destino "mais promissor", isto é, ao ver-mo-nos livres delas, possa ser algo estranhamente delicioso. Afinal não estimavamos assim tanto aquelas preciosidades, tesourinhos empata-vida! Suportavamo-los! Afinal vivemos muito bem sem eles. Sem ser necessário levar o pensamento ao nível da catástrofe, podemos reflectir de forma a tornar a vida mais simples, mais fácil nas suas várias dimensões. Se é fã da ideia vá cantarolando a cantiguinha do "Livro da Selva" :
"...necessário, somente o necessário...
o extraordinário é demais..."

domingo, 22 de fevereiro de 2009

ANJO DA GUARDA

Quando eu era criança tinha um anjo protector colocado pela mãe à minha beira. Perigo algum me atingiria. Tão segura eu me sentia! Tal qual como os meninos da gravura que colocou no meu quarto...

Anjo da Guarda, minha companhia, guardai minha alma de noite e de dia.. eram as palavras mágicas que ela - meu verdadeiro Anjo, me ensinou e que deveria repetir para evocar a protecção.

Cresci, procurei a armadura com a qual parto para as várias pelejas que a vida me vai colocando no percurso. Mas o Anjo do meu quarto de criança que nos entretantos esqueço, é de novo evocado - sempre que é necessário colocar a armadura.

Por mais forte que seja a armadura, fica aí Anjo!

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

PEQUENAS DIFERENÇAS

“O Enigma do Iluminado”
A história dos dois videntes
Pressentindo que seu país em breve iria mergulhar numa guerra civil, o sultão chamou um dos seus melhores videntes, e perguntou-lhe quanto tempo ainda lhe restava viver. - “Meu adorado mestre, o senhor viverá o bastante para ver todos os seus filhos mortos”. Num acesso de fúria, o sultão mandou imediatamente enforcar aquele que proferira palavras tão aterradoras. Então, a guerra civil era realmente uma ameaça! Desesperado, chamou um segundo vidente. - “Quanto tempo viverei”? – perguntou, procurando saber se ainda seria capaz de controlar uma situação potencialmente explosiva. - “Senhor, Deus lhe concedeu uma vida tão longa, que ultrapassará a geração dos seus filhos, e chegará a geração dos seus netos”. Agradecido, o sultão mandou recompensá-lo com ouro e prata. Ao sair do palácio, um conselheiro comentou com o vidente: - Você disse a mesma coisa que o adivinho anterior. Entretanto, o primeiro foi executado, e você recebeu recompensas. Por quê? - Porque o segredo não está no que você diz, mas na maneira como diz. Sempre que precisar disparar a flecha da verdade, não esqueça de antes molhar sua ponta num vaso de mel.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

O SEGREDO

Às vezes gostaríamos de conhecer segredos para curar doenças, para fazer que o tempo passe depressa ou que o tempo pare, para ser feliz, para ter sucesso - seja lá o que isso fôr..., para ter mais dinheiro, para ter isto e aquilo...
Por isso, há vendedores de segredos que afinal não o são já que são do conhecimento de milhões. São feitinhos à medida de quem está à espera de um milagre. Se falhar, não é o segredo que não funciona - ou não se soube pedir, ou não se acreditou verdadeiramente, ou não se soube receber.
O contestado "The Secret" parece trazer esperança a quem dela precisa. Seja o livro uma colagem de saberes já antes divulgados, seja ou não um montão de lugares-comuns para crédulos, bem hajam! E sabem que mais, vou ler o dito para poder falar com conhecimento de causa. Talvez ajude e, quem dera vir a render-me perante a eficácia dos métodos que dizem que recomenda.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

CANTAR COIMBRA E MORRER

(Pretendendo visionar vídeo, desligar música de fundo)

Se fosse viva, Carmen Miranda teria agora cem anos. Era filha de portugueses e nasceu na freguesia de Várzea da Ovelha e Aliviada, concelho de Marco de Canaveses.

Contado por familiares próximos, no dia em que a morte a levou cantou Coimbra para os seus familiares no salão de estar, foi repousar em seguida e morreu.

Cantar Coimbra e morrer! Haverá coisa mais portuguesa? C.M. desbravou terreno sendo a primeira portuguesa a conquistar o sucesso em Hollywood. Nos últimos tempos temos tido razões de sobra para rejubilar com os recentes sucessos de dois jovens portugueses : Sofia Escobar e Ricardo Afonso. (Links relacionados na margem direita - Baú Actual) que não estão em Hollyood mas em terras de Sua Majestade.

Os tempos são de crise mas, bem merecem uma saltada até Londres para os aplaudirmos já que cá não tivemos essa oportunidade. Parabéns aos jovens mencionados.